top of page

Superando os desafios na mensuração de gases de efeito estufa (GEE) na Pecuária



Na pecuária, para avaliar (ou mensurar) o impacto das emissões e remoções de gases de efeito estufa (GEE), frequentemente referidos como 'carbono', é necessário realizar um cálculo abrangente. Esse cálculo deve incluir todas as fontes que contribuem para a liberação desses gases, como o componente animal, e também deve quantificar os elementos que podem atuar na remoção de carbono da atmosfera, tais como práticas eficientes de manejo e o componente solo - por isso a prática é comumente chamada de "Balanço de Emissões e Remoções de GEE da Operação"

Essa abordagem permite que as organizações compreendam e gerenciem de maneira mais assertiva seu impacto ambiental.


No entanto, a elaboração desse balanço pode enfrentar desafios significativos, especialmente no aspecto operacional.

Abaixo estão alguns dos desafios mais comuns enfrentados ao coletarmos evidências para quantificar o balanço das emissões e remoções  da pecuária:


1. Variedade de Fontes de Emissão:

A pecuária apresenta diversas fontes de emissões, que envolvem, por exemplo, a fermentação entérica dos animais, manejo dos dejetos, fertilizantes, operações mecanizadas e, até mesmo, a própria  qualidade da pastagem. Cada uma dessas fontes emitem diferentes tipos e quantidades diferentes de gases, e algumas delas apresentam mais de um fator de emissão, o que torna a mensuração um tanto complexa e demanda estudos aprofundados para uma avaliação precisa.

2. Dados Limitados e Dispersos:

A disponibilidade de dados específicos para diferentes fontes de emissão pode ser limitada e dispersa. Coletar informações precisas sobre o tipo de alimentação e idade dos animais, práticas de manejo em cada tipo de pastagem, uso de insumos e outros fatores requerem a cooperação com diversas partes interessadas, como fazendeiros, fornecedores e especialistas. 3. Heterogeneidade nas Práticas de Manejo:

As práticas de manejo na pecuária podem variar consideravelmente entre operações, desde sistemas intensivos até sistemas mais extensivos. A heterogeneidade e variedade das práticas de manejo exigem uma abordagem personalizada para coletar dados e mensurar as emissões.

4. Níveis de análise:

Ao quantificar o balanço de emissões e remoções de carbono de uma propriedade, pode-se compreender não apenas o impacto da operação em si mas também pode-se expandir o escopo a fim de compreender o impacto de um determinado produto ou processo - como exemplo, conhecer a pegada de carbono por kg de peso vivo animal, kg de carcaça equivalente ou kg de carne.

Considerar a pegada de carbono de um  produto ou processo, aumenta a complexidade do balanço, pois requer a rastreabilidade e  a colaboração de diversas partes envolvidas na cadeia de abastecimento mas, em contrapartida, aumenta a transparência da operação

5. Modelagem de cenários e Ferramentas:

Desenvolver modelos precisos para estimar as emissões de GEE requer constante aperfeiçoamento e validação. Incorporar dados atualizados e aprimorar as ferramentas de cálculo são desafios operacionais contínuos.

Enfrentar esses desafios exige uma abordagem colaborativa entre produtores, pesquisadores, reguladores e organizações especializadas. A inovação em tecnologias de monitoramento, a promoção de boas práticas agrícolas e o desenvolvimento de políticas adequadas são essenciais para superar esses desafios e promover uma pecuária mais sustentável.




Ao explorarmos os desafios de produzir o balanço de Gases de Efeito Estufa (GEE) na Pecuária, percebemos que a complexidade não deve ser uma barreira, mas sim uma oportunidade para inovação e melhorias. 


Geocarbon surge como uma pioneira, enfrentando essas objeções de frente.

Em meio aos desafios significativos enfrentados na produção de um Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) na pecuária, a Geocarbon surge como uma força impulsionadora da mudança, simplificando este processo e entregando resultados de alto nível de confiabilidade.


Estamos  comprometidos a superar quaisquer obstáculos, e transformar desafios em oportunidades que gerem valor para a pecuária e para o meio ambiente.

Por esta razão desenvolvemos projetos intensos e harmoniosos em colaboração com os produtores, comprometendo  a ser a sua  parceira estratégica na jornada da sustentabilidade.


Inspirando-se nos princípios de transparência, credibilidade e sustentabilidade, nós, da Geocarbon, demonstramos que o cálculo do balanço de GEE na pecuária pode ser não apenas viável, mas também benéfico para todos os envolvidos.


Esta é sua oportunidade de conhecer um pouco mais os cases da Geocarbon.


Se você quer saber mais sobre nossos serviços, entre em contato no botão abaixo.




コメント


LOGO GEOCARBON (5).png
bottom of page